sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A META É: NÃO MUDAR A META!!

Objetivo e Meta são diferentes entre si. Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado. Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é enriquecer. A meta, por sua vez, terá de vir acompanhada de dois dados: a quantidade de dinheiro que ela pretende acumular e em quanto tempo. Fonte: http://www.tracto.com.br/qual-a-diferenca-entre-meta-e-objetivo/
Pois bem meus amigos e amigas, aproveitei uma definição bem simples capturada da internet, para contar uma pequena história. Em uma conversa sobre as ações que os diretores vinham adotando na empresa de um conhecido, e este me relatou que, para espanto geral dos funcionários, o diretor modificou a Meta anual, como se diz no mundo do futebol, aos 47 do segundo tempo da prorrogação. Pelo depoimento do meu conhecido, única e simplesmente quando percebeu que, naquele mês, os números da Meta haviam sido alcançados alguns dias antes e na cabeça sábia do diretor, tudo estava fácil demais...

Não sou pHD em Gestão Empresarial, mas dentro de tudo que já estudei, a não ser que se tenha uma grande necessidade de ajustamento, não se muda a regra do jogo sem reuniões, análises e muito diálogo com os envolvidos. Normalmente o que se consegue imediatamente, e garantido, é insatisfação de quem trabalhou para alcançar os números combinados antes.

O relato é que, após a modificação da Meta, os corredores e “rádio peão” imediatamente começaram as manifestações mesmo que nos bastidores elas têm o poder de alterar o ambiente e é este o perigo mais ameaçador para uma empresa. Quando as notícias, mesmo que falsas ou verdadeiras circulem de forma não oficial pelos canais da empresa. Tenho certeza que essa preocupação não passa pela cabeça da direção quando se toma uma ação desse tipo, muitas das vezes a preocupação é fazer com que os números não sejam simples de serem atingidos não importa e é plausível ou não, real ou não.

Em uma aula na faculdade no ano de 2004, lembro que o professor disse: “as Metas não poder ser uma coisa impossível de serem atingidas nem muito fáceis que deem aos funcionários a impressão que, para atingir, basta um pequeno esforço diário, semanal ou quinzenal.” Isso foi motivo de duas longas aulas sobre o assunto e que gerou uma boa dose de relatos referentes ao assunto. Mas uma coisa era certa, foi o suficiente para que eu tivesse a minha opinião, embasada teoricamente, de uma ferramenta que deveria ser tratado com bastante atenção por causa de resultados difíceis de serem controlados.

Meu conhecido, ainda bastante transtornado com os novos números, que naquele instante do mês não seriam atingidos, disse que algumas poucas pessoas teriam coragem de questionar a Gestão a cerca das modificações naquele momento e seria impossível o setor de RH interferir na decisão. Existem diversos parâmetros que podem e devem ser utilizados para medir o ambiente na empresa e TODOS envolvem diversos índices internos e devem ser propostos, monitorados e avaliados por profissionais qualificados e conhecedores das ações adotadas no caso de desvios. Não basta ter a ideia e vontade de alterar acordos estabelecidos, tem que haver bom senso e isso com certeza não houve na empresa do meu pobre e chateado conhecido.

Ah, mas as Metas não podem ser modificadas no curso de um período? Sim, podem e devem se o grupo responsável pelo monitoramento identificar com os demais envolvidos discrepâncias significativas para os lados, e isso significa ganhos financeiros, o velho e bom Dinheiro!!! Ao menor sinal de curva indesejada, deve haver um alerta geral e significa comunicado a TODOS os envolvidos e de forma oficial por parte da empresa, e em muitos casos esta mudança só será feita no próximo mês ou mesmo quando uma data mínima for definida por parte de representantes da empresa e dos funcionários.


Importante é que a empresa monitore e controle de maneira clara os índices em toda a sua linha de produção ou serviço. O que não se controla não se mede e este é um perigo desnecessário no mundo atual e globalizado. Então qual sua Meta para amanhã? Enumere e cumpra com muito empenho, assim será reconhecido e recompensado conforme descrito nas premissas do seu acordo com a empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário