quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

... E lá se vão 10 anos de conhecimento, pela porta da frente....

Na semana que se passou acompanhei na empresa em que trabalho (na área de documentação), a notícia da saída de uma funcionária que já trabalhava conosco há 10 anos sem motivos aparentes. Isso me levou a refletir sobre a importância do Administrador em identificar, fazer manutenção e zelar pelo Capital Humano nas empresas. Após um levantamento junto à área de RH, descobri que havia um descontentamento da funcionária com os "gestores" da empresa.

Muito se fala em treinamentos, capacitação, implementação disso e daquilo, mas não adianta a empresa proporcionar tudo isso e não colocar o conhecimento adquirido pelos profissionais em prática. Abrir espaço para que possam multiplicar o que foi aprendido, pois existiu um investimento, e se não for repassado, é dinheiro jogado fora e centralização de informações que estarão estagnadas.

Onde fica o "Capital Humano"? Minha gente isso é muito importante, é um bem inestimável e intangível. A empresa e principalmente nós Administradores não podemos perder esse capital tão valioso por negligência. É tempo de mudança nas organizações. Existem muitos conceitos valiosos, grandes estudiosos e isso está disponível, porque então reter o conhecimento e não compartilhar na empresa? O resultado disso é mais insatisfação da equipe, sabem que a situação não mudará, pois os gestores das empresas onde isso acontece estão parados no tempo e não tem como foco global a empresa como um todo, não enxergam que o seu "Capital Humano" está ali bem diante dos seus olhos, mas não tem a visão para reconhecê-los ou simplesmente não querem isso.

Talvez seja egoísmo da minha parte dizer isso, mas: administrar é coisa para Administrador e isso não se aprende em apenas uma matéria dada em cursos que não sejam o de Administração. Tem que se aprofundar nesta área para conhecer todas as suas variâncias e formas de se conduzir uma empresa. Não se pode entender como empresas e empresários não entendam isso e insistem em manter uma forma de administrar como se fosse o antigo armazém do seu Joaquim, onde o gato ainda dorme sobre o saco de mantimentos, e aquela forma arcaica de fazer as coisas como o pai havia ensinado. O mundo evoluiu e a Administração também.

A visão do Administrador hoje deve ser ampla e futurista para enxergar o seu empreendimento de cima já pensando e antecipando possíveis "tempestades" e a forma de se proteger delas. Primar pelo seu valioso "Capital Humano" como forma de Investimento x Retorno não deixando escapar entre os dedos as habilidades e competências adquiridas pelos funcionários ao longo dos anos. Se perder o bicho pega, se investir a empresa cresce e agradece.

Jaques Farina

Nenhum comentário:

Postar um comentário