sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

NÃO VALE A PENA VER ( E FICAR PERPLEXO), DE NOVO.

Todo ano a história se repete, resultado dos vestibulares em todo o país, festa, riso, choro, cabelo cortado, tinta no rosto e aí vem a parte que nos deixa boquiabertos. Um bando de marginais, (me desculpem mas esses “generais veteranos“ não passam disso) aplicam os temíveis trotes. Não tem sentido nenhum no mundo atual, um rito, que para alguns, ainda é a porta de entrada para os calouros e uma forma sem graça de receber os futuros profissionais deste Brasil.

A mídia retratou isso recentemente, pessoas desmaiadas, outras com queimaduras de 2º grau e mais uma porção de casos que não vale a pena ficar listando aqui. Mas aí me pergunto: por que ninguém faz nada para conter esses exageros? Por que ao invés de trote violente não se faz uma grande confraternização, com direito a doação de sangue, arrecadação de alimentos, roupas? Será que é feio ou desagradável buscar o bem estar de pessoas sem condições?

Pois bem, exemplos pelo país de trotes solidários não faltam. Acredito que a falta vem dos “generais veteranos” que deveriam utilizar seus conhecimentos adquiridos nas faculdades e universidades para promover o bem não esta pouca vergonha que assistimos recentemente. E as faculdades onde entram nessa historia? Reitores não são meninos que concluíram seus cursos e estão “acelerados” por novas experiências, mesmo que sejam macabras. São pessoas que estão vários níveis de conhecimento acima dos formandos e deveriam coibir de forma dura os atos.

Gostaria de sugerir, inclusive, que estas pessoas tivessem inseridas em seus currículos os atos praticados, para que a sociedade pudesse julgá-los, e servisse de lição aos que estão chegando agora e ainda acham graça. E nossos governantes, principalmente das áreas jurídicas, que façam valer as leis que estão no papel e por causa da burocracia não são aplicadas devidamente.
Aos calouros, sejam bem-vindos e não permitam que os que virão depois passem por situações desagradáveis!!!



Jaques Farina

Nenhum comentário:

Postar um comentário