sábado, 14 de fevereiro de 2009

Um lado estranho da Crise Mundial

Olá, boa tarde...

Hoje resolvi escrever direto no Blog sem fazer o texto antes como de costume. Um assunto me chamou a atenção hoje quando estive na capital, Vitória, enquanto estava numa fila. Duas pessoas conversavam e acabei pegando o assunto, já que falavam bem alto: como pode empresas que vinham com lucros altíssimos durante anos e até mesmo um mês antes da crise, demitirem funcionários e anunciarem que estavam com o caixa no vermelho?

Fiquei pensando e refletindo sobre o questionamento das pessoas da fila. Realmente se analisarmos com mais calma algo está estranho, de janeiro a agasto de 2008, vários setores vinham batendo recordes de vendas e do dia pra noite, já não se tinha mais um centavo no caixa. Onde será que foi parar o lucro dessas empresas? Será que o dinheiro sumiu?...

Acredito, e esta é uma opinião após conversar com vários amigos, que um dos problemas é o famoso "dividendo" pago aos acionistas e que na maioria das vezes não tem preocupação com a situação da empresa, se seus administradores estão aplicando corretamente os recursos devidos para o crescimento da empresa. Lógico que os mesmos administradores deveriam estar atentos aos números e emitir um alerta aos diretores, mas voltando aos dividendos, não se percebe que os acionistas levaram prejuízo com a crise. Quem pagou o pato, como sempre, foi o lado mais fraco e isso parece não mudar nunca, como comentou uma das pessoas da fila: " o dinheiro estava lá no caixa e o acionista levou o seu, e o resto que se lasque", concluiu.

O mais interessante é saber que a crise vai passar, apesar de levar um tempo maior que o de costume, mas vai passar e essa situação não vai mudar de jeito nenhum. Afinal quem aplica seu capital quer ser remunerado e como sempre o valor é alto e certeiro, não adianta chorar pela PLR, Pelo salário Bônus e outros atrativos antes distribuídos fartamente aos funcionários.

Bom, foi só uma forma de jogar mais lenha na fogueira, afinal a fila anda e logo cheguei ao caixa que estava ávido pelo meu dividendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário