quinta-feira, 23 de abril de 2009

Estudar, estudar e estudar!!!

Fico pensando: por que a maioria dos jovens que estão cursando o ensino médio gostariam, na verdade, de estar jogando bola, vídeo game ou na internet, ao invés de realmente de dedicar-se ao estudo? Não vou dizer que eu adorava a escola, mas sinceramente hoje consigo enxergar de outra forma, e o crédito é todo da escola. Terminei o antigo 2º grau (hoje ensino médio) em “Técnico em Contabilidade” no ano de 1994 após muita luta e infelizmente na época não tive condições de iniciar imediatamente uma faculdade, as coisas não eram tão simples e meu salário na época não me dava esta possibilidade.

Na verdade não achei uma prioridade e era bonito falar que eu tinha o 2º grau completo, dava status. Alguém com faculdade era outro nível e muito longe da minha realidade. Pós-graduação então era infinitamente inútil. Chego a uma conclusão: como eu era bobo. Lamento de não ter uma pessoa de referência que me incentivasse a buscar mais conhecimento ao invés de me preocupar apenas com os fins de semana de sol e praia. Mas tudo parecia muito tranqüilo e não tinha essa visão. Ao trabalhar no SESC, o 2º grau foi muito útil já que o nível dos candidatos era daí para baixo, e foi fácil com meu título de “Técnico em Contabilidade” conseguir a vaga e lá trabalhar por 2 anos.

O tempo vai passando o mercado evoluindo e se tornando cada vez mais exigente. Do dia para a noite percebi que com as o meu 2º grau não conseguiria cargos mais altos que os que já havia conseguido. Era a hora da mudança. O que ajudou muito na hora de pensa em mais estudos foi a rede de contatos, pessoas mais instruídas e que se mostravam profundamente preocupadas com o futuro. Bastaram alguns meses de trabalho em uma churrascaria conhecendo pessoas de outros níveis, que veio o convite de trabalhar numa empresa de pequeno porte e que me deu a passagem de volta ao banco da escola.

Foi como iniciar a 1ª série novamente, o medo da sala de aula era o mesmo. Mas com o passar dos dias cheguei a conclusão que não dava mais para ficar inerte. Quatro anos depois, em 2006, estava formado em Administração, foi muito orgulho para todos da família. Novas e boas amizades, uma visão mais ampla e a vontade de vencer novos desafios. Mais um intervalo de 2 anos, novamente por falta de interesse e dedicação, e agora estou de volta aos estudos. Um curso de Pós-graduação e a decisão de evoluir junto com o mercado ao invés de deixá-lo ditar as regras. Aos jovens um conselho, tenha sempre em mente o seu futuro e trabalhe em função do seu sonho. Não deixe de estudar, imponha os seus limites, veja aonde quer chegar e busque. Lembrando o mercado é cruel e sem estudos a coisa fica cada vez mais difícil.

Um comentário:

  1. MUITO BOM PRIMO, PARABENS...ATÉ EU REFLETI AGORA, TAVA PRECISANDO DE UMA BOA LEITURA DE INCENTIVO COMO ESSA!!! ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir