terça-feira, 12 de maio de 2009

As MPE’s* e o medo do crescimento

A crise mundial nos leva a tomar decisões difíceis em se tratando de empresas. É a hora de viver ou de sobreviver. Alguns empresários escolhem viver, outros sobreviver. Porem uma pequena parte decide não participar da crise e enxergam oportunidades e nichos de mercado em meio a uma tempestade de amarguras.

É muito mais difícil para os pequenos e microempresários tomar partido de X ou Y decisão apenas pelo fato de não saber aonde querem chegar ou o que pretendem fazer amanhã, para alguns o hoje é suficiente. Não é difícil testemunharmos no dia-a-dia situações em pequenos e micros que, por não darem a devida atenção ao seu negócio, estão estagnados e tendem a ser apenas mais um no mercado não agregando valor e tão pouco tendendo ao crescimento.

Não é de hoje que percebo que simples atitudes bastariam para esses empreendedores, prefiro este termo, tomarem um ‘norte’ e conduzir as coisas de forma mais profissional sem, em alguns casos, gastarem muito por isso. O que falta é vontade de crescer, de conhecer o que tem do outro lado do balcão. Falta ao empreendedor buscar conhecimento, buscar ajuda. Ficar sentado esperando a ajuda chegar pode levar tempo, e tempo é o inimigo numero de um pequeno negócio.
Pequenas atitudes, como planejar seu fluxo de caixa, buscar novos fornecedores, conversar com seu cliente, trazem benefícios enormes quando bem feito. Vivemos em um mundo “on line” temos informações gratuitas a um clique de distancia, não se pode ter medo da tecnologia. Ela está aqui para nos auxiliar, mas não se pode ignorar uma tendência mundial. Conheço empresas que conseguiram resultados excelentes com pequenas atitudes no seu dia-a-dia, elas buscaram o conhecimento, e quando não se tem habilidades em alguns assuntos, a melhor opção é buscar ajuda. Bons profissionais de consultoria só contribuem para o crescimento do seu negócio.

O que você aprendeu com seu avô que tinha uma mercearia em que o gato dormia em cima dos sacos de feijão e farinha, deve ser esquecido. Os clientes mudaram e querem ser bem tratados senão vão para o seu concorrente. O mercado não admite falhas. Se seu planejamento está com problemas e não está atingindo os objetivos esperados, não espere o barco afundar para tomar uma atitude, pode ser tarde demais ou então custar muito caro. Nunca é tarde demais para se tomar uma atitude de acompanhar o crescimento do mercado, tudo depende do que você quer para o seu negócio. Então levante da cadeira e coloque sua empresa em águas tranqüilas e em evidencia no mercado.

* MPE’s: micro e pequenas empresas

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