quinta-feira, 28 de maio de 2009

O que você agrega para sua empresa?


Você já se perguntou o quanto vale pra sua companhia? Talvez seja sua melhor avaliação; a auto avaliação. Seu serviço vale o quanto você recebe? São perguntas que na maioria das vezes, se fizermos aos colegas da empresa, as respostas serão as mesmas: trabalho muito e não tenho a remuneração ideal. Ficam se lamentando, reclamando com todo mundo no corredor mas não tem coragem de chegar para sua chefia e questionar melhores cargos. Mas se fizer isso, tenha cartas na manga, pois será questionado.

Hoje os profissionais são escolhidos a dedo, pesa a formação acadêmica, cursos na área de atuação, intercâmbios, viajem, línguas e mais uma lista de requisitos, que também servem de peneira na hora da seleção. Mas volto a perguntar, está preparado para isso? Vai agregar valor para sua empresa? Não basta atender todos os requisitos descritos agora a pouco e não fazer uso das suas habilidades adquiridas ao longo de uma carreira.


Tenho amigos que realmente tem um potencial enorme mas por falha do próprio individuo, não sabe o momento de aplicar os conhecimentos. Não sabem se posicionar diante de uma situação que está prestes a explodir, e o cara tem a solução do problema, mas nem por isso sai de trás da comodidade, da mascara do acomodamento. Sem contar dos colegas de serviço que estão ali de olho na sua vaga, não se esqueça que a fila anda. Não podemos parar no tempo e esperar que apenas a empresa lhe dê a oportunidade, você tem que estar em evidencia na empresa. Mas não confunda isso com se meter nas áreas dos outros colegas, aí vai se tornar o chato da vez.


Aquele que está de olho na sua vaga espera um minuto de desatenção para puxar o seu tapete. E não há nada pior que pessoas desse tipo na empresa. Infelizmente alguns gestores gostam de dar conversa a esse tipo de gente. Por isso cuidado! Sempre que possível, busque se informar dos acontecimentos dentro da sua empresa, leia os informativos que ela divulga, leia na internet, ouça os colegas e veja o que eles pensam. Mas não busque informações negativas pois assim, estará do lado errado. Tenha seu foco no crescimento e no seu desenvolvimento junto da instituição.


Busque cursos na área que você pretende atuar ou na área que já trabalha. Comece a enxergar o funcionamento dos processos que são desenvolvidos e conheça cada etapa da produção ou do serviço. Na hora certa sua oportunidade vai chegar. Não fique sentado reclamando da vida e do seu salário, se não está satisfeito você corre dois riscos: o mercado está cheio de gente querendo a sua vaga; e segundo, seu colega reclamão aí do lado também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário