terça-feira, 20 de julho de 2010

O caso do goleiro na visão do gestor de empresa

Não é necessário falar mais a respeito do caso, o país está em choque depois das revelações sobre a morte de uma modelo que tem o envolvimento de um goleiro ídolo do Flamengo. Farei uma analogia deste caso: o clube poderia ter evitado o envolvimento do atleta neste caso? A resposta é sim. O gestor deve estar atento ao que acontece dentro em fora da empresa, são as ameaças internas e externas. Não apenas o gestor, mas todos os envolvidos no processo gerencial da empresa.

O fato de um atleta ter denegrido, de certa forma, a imagem do clube mais famoso do Brasil e do mundo, não pode ser deixada sem uma avaliação. Os responsáveis deveriam ter orientado seu ‘funcionário’, dando assistência jurídica durante o episódio, não faz sentido se eximir da culpa. Hoje as empresas têm o lado social de sua atividade, o ‘todo’ agora é o foco, a visão empreendedora precisa atuar em todas as frentes. No que diz respeito às responsabilidades que pelas ações dos seus funcionários. Estes podem realizar suas peraltices e de forma indireta atingir a imagem da empresa como fez o atleta.

O uniforme é a pela que se carrega, é uma extensão física da imagem da empresa. O crachá, a caneta, tudo isso se mal utilizado causará algum desconforto em algum momento, e o clube não se preocupou com isso e a ‘bola de neve’ foi crescendo e terminou no fato já conhecido.

Existe também o fator da cultura humana, uma pessoa que da noite para o dia passa a receber salário de mega star e não tem estrutura familiar ativa pra isso, dificilmente terá tranqüilidade de administrar os fatos, isso com certeza contribuiu para os acontecimentos no caso do goleiro, veio de família humilde que se desestruturou cedo o que causa grande estrago na formação do caráter de qualquer pessoal. Não é uma desculpa para a situação, e sim uma evidência, um fator que agregou para acontecer a tragédia.

As razões que levaram as pessoas a fazerem isso, com certeza serão investigadas pela policia, e na empresa não pode ser diferente. Cabe ao gestor ficar atento a cada detalhe que saia da rotina da empresa. O comportamento de cada colaborador deve ser monitorado, claro que de maneira profissional para não causar constrangimento, não é esta a idéia aqui. Desenvolver programas de treinamentos que sejam objetivos e que estejam no planejamento macro da empresa, o foco nos resultados é importante.

Vejo que se um fato é identificado, cabe a empresa oferecer ajuda ao seu funcionário, cabe a empresa atentar ao seu patrimônio intelectual, promover o bem estar de todos os envolvidos, seja a família, amigos e filhos. E que barbáries como esta não voltem a acontecer novamente, nem nas famílias nem nas empresas.

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