sábado, 5 de fevereiro de 2011

Manda quem sabe, obedece quem ta acostumado

Durante a execução da minha obra tenho observado o comportamento das pessoas que estão trabalhando sob a coordenação do meu pai, acostumado com gerenciamento de pessoas e projetos. Ele já tem longa vivência com este tipo de trabalho, sendo responsável por diversas obras de médio e grande porte, então a reforma da minha humilde casa, é “fichinha”.

Mas atento aos seus comandados, algumas coisas me chamam a atenção. Realmente tem gente que nasceu pra ser comandado. Não falo isso por arrogância ou prepotência, mas é uma ordem natural do ser humano, receber, processar e executar. Se mudar a ordem ela simplesmente para. Fica estagnada e o serviço não rende. Para desespero do meu pai, que tem todo o planejamento e cronograma da obra, isso não é muito bom, para ele o ideal é que todas as frentes de trabalhos fossem longas, pois isso evita várias ordens em curto espaço de tempo.

Mas nem sempre a atividade é longa, algumas demoram alguns minutos, e, ao final dela, lá vem o “encarregado” da obra com uma nova atividade para os comandados. Tudo é feito com muita cordialidade, afinal estamos falando de pessoas. Tratar com pessoas é uma dificuldade no mundo corporativo, os cursos não têm muita preocupação com essa formação. Por isso muita gente acaba aprendendo no dia-a-dia, o problema é que demora e não garante resultados positivos. Hoje as empresas têm uma preocupação particular com os profissionais que cuidam dessa área. Dão sempre preferência por pessoas experientes e com atuação ativa no que diz respeito ao trato com gente.

De volta a obra, o cronograma está planejado então na hora da execução, o problema é sempre o mesmo, direcionar as atividades para a obra não atrasar e nem parar. Imagino como não fica a cabeça do meu pai tendo que coordenar e também cuidar da execução de atividades mais complexas, as quais ele não repassa, pois sabe que não dará o mesmo resultado. Determinar o que é mais importante e o que vem primeiro, é tarefa complicada e só mesmo a pratica vai produzir pontos positivos.

As pessoas têm por natureza capacidade de desenvolver aptidões que trarão crescente crescimento à carreira, mas não se forma lideres, líder é nato isso é fato. Existem cursos que vão direcionar os conhecimento e habilidade, mas garantir e afirmar que ao final desses cursos teremos excepcionais líderes, não é verdade.

O importante para os gestores é identificar o potencial de cada colaborador e encaixa-lo na atividade que mais agrege valor à empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário