quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mais respeito aos “GRANDES” músicos do Brasil

Lembro bem de algumas canções que ouvia no rádio e na tv quando era garoto e na maioria das vezes, ao fim da canção os créditos eram quase sempre para as mesmas pessoas: a dupla Michael Sullivam e Paulo Massadas, grandes compositores da nossa MPB. Sem contar que os caras eram e ainda são os mais gravados do Brasil, sabem fazer uma musica de qualidade. Mas esta semana lendo as noticias da internet me vem um surpresa: a crítica chamando o Michael de “brega” em letras garrafais. O fim do mundo, um verdadeiro atentado contra o musico brasileiro.

A matéria, que de “gruja” trazia uma entrevista com o compositor, comentava um show recente em que da platéia ouviu-se o comentário que as musicas não eram da pessoa que se apresentava e sim que ele estava ganhando dinheiro com composição dos outros e isso foi um prato cheio para os donos do mundo da crítica. Aí falo uma coisa, esta é a mesma critica que rasga seda para “Rebolation”, tenha dó. Não dá pra acreditar que o mesmo cara que critica um musico gabaritado e reconhecido, se derrama todo por mais um grupinho baiano, que já nasce morto, e esquece de analisar a musica em sua essência.

Não é de hoje que venho batendo na mesma tecla com esses grupos “cometa” que mal aparecem e “plim” somem sem deixar um pingo de saudades. Puramente comercial é o que a musica está se transformando por conta de méis dúzia de empresários que aproveitam um momento e só pensam no hoje, em agradar os pobres mortais que adoram ouvir de cima dos trios elétricos: “...mãozinha pra cima... vai começar o rebolation... vai pra lá, vem pra cá..” terrível ilusão. Já me curei disso. Por favor não pensem que estou ou sou contra o axé, na minha época era tratada como “musica baiana” e era um tempo muito diferente, havia mais profissionalismo no trabalho apresentado. Hoje basta fazer uma sequenciazinha de F / Gm / C7, e pronto toca axé a noite toda sem o menor trabalho.

Isso acontece em todos os seguimento de musica. Estamos na onda do sertanejo universitário, como se os caras, não muito diferente da época do pagode, fossem estudantes ou a musica aparentemente fosse direcionada ao estudantes, mas nada disso. É só uma frescura dos promotores de evento pra chamar atenção. Não gosto disso. Que vai lembrar desses caras daqui há 5 meses? Alguém me faça uma lista de 5 grupos de pagode que estouraram e que não sejam, Exalta, Katinguelê, Revelação, vamos lá, alguém se prontifica? É isso que estou falando, os grupos cometa que já foram embora por não ter nada de qualidade e simplesmente representar a “vontade” de um empresário sem caráter.

A musica brasileira é um grande celeiro de grandes músicos reconhecidos no mundo inteiro. O povo aqui sabe fazer a coisa direito. E pra reforçar que não tenho nada contra os baianos, cito aqui dois grandes artistas da “terra boa”: Caetano e Gilberto Gil, que dispensam apresentações e “babação”. Agora me vem um critico que mal sabe o que comeu ontem falar mal da turma que tão bem representa nossa cultura bem feita. Dá um tempo....

Nenhum comentário:

Postar um comentário