terça-feira, 11 de maio de 2010

A Seleção Brasileira da sua empresa

Para quem gosta de futebol, o mês de junho é um prato cheio: ano de Copa do Mundo da África do Sul 2010. Ainda este mês sairá a convocação da nossa seleção “amarelinha”, o técnico Dunga tem a responsabilidade de juntamente com sua comissão, eleger os mais bem preparados jogadores para representar nossa pátria, 5 vezes campeã do mundial. Mas sinceramente tenho pena dele, deve ser uma pressão descomunal que o técnico sofre de todos os lados. Jornais, televisão, o padeiro, o jornaleiro, a esposa e os filhos, nessas horas ele deve ser uma pessoa que sofre.

Assim como a seleção, e você, já se viu sendo convocado para alguma seleção na sua empresa? A pergunta parece engraçada mas repare bem, aqueles grupos de funcionários que executam tarefas que aprecem ser bem complicadas e que, com certeza, já teve vontade de participar. Pois bem o que falta para você ser um dos convocados?

Talvez, meu amigo, falte muita coisa e só você ainda não viu. Faça uma avaliação pessoal do seu comportamento na empresa. Ou você se acha um Adriano ad vida? Nada de treinar, comportamento duvidoso, noitadas baladas, brigas, e mesmo assim se acha o craque. Espero que não seja desse tipo, pois se for, estará com sua vaga comprometida. É tudo parece perfeito mas não está. O técnico e o gestor observam tudo que é feito na empresa e com certeza seu comportamento é avaliado a todo instante e você nem percebeu. Talvez aquela escapadinha mais cedo pra viajar com a família não foi bem vista pelo chefe que apenas espera a oportunidade de te falar isso.

Muitos estão na empresa, mas a seleção é pequena, não existem muitas oportunidades. Quando se abre uma nova vaga de recrutamento, muita gente participa mas não entende por que ficou fora já que, na sua concepção , foi tão bem na dinâmica de grupos. Mas esquece de sua auto-avaliação, e a grande chance acaba indo pelo ralo. Que o diga o Ronaldo “Fenômeno”, que dificilmente vai ao mundial por desleixo com ele mesmo. E não são apenas os atletas que citei, existem vários nessa situação. Para eles isso é muito ruim, já que a concorrência e a disputa pelas vagas são acirradas, não se esqueça daquele seu amigo de sala que está arrebentando na obtenção das metas e todo mundo fala nele. É como se ele fosse o Neymar da empresa, isso aquele mesmo do Santos que todo mundo quer mas ainda não se sabe se o técnico vai chamá-lo. Mas está ali pronto pra atender.

Mas nem sempre os melhores são lembrados, existem os patrocinadores que são fortes na hora da escolha, e nas empresas não é diferente, existem os “QI’s” isso mesmo, os velhos indicados, aqueles que tiram sua oportunidade. Mas o que vale é o funcionário estar preparado para a sua convocação. Boa formação, língua estrangeira, firmeza nas ações, tudo isso garante boa posição na sua vaga quando a hora chegar, todos são observados, poucos os convocados, muitos os descartados, essa é a verdade. Os mal-comportados, por mais que já tenham tido sua chance, dificilmente serão lembrados outra vez. E isso custa caro para a carreira, de atleta e também de funcionário.

Então, assim como os “meninos da vila” tem feito com o Dunga, confunda a cabeça do seu chefe, seja proativo, seja diferente, chame a atenção para você, no bom sentido, seja a estrela da sua seleção. Com isso a concorrência vai crescer o olho em você, e com certeza seu passe será valorizado e seu salário, amigo, pode não ser comparado aos jogadores, mas terá um valor bem mais interessante.

E antes que eu me esqueça: alô Dunga, olha a garotada aí “arrebentando” a bola!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário