terça-feira, 3 de agosto de 2010

Insatisfação gera baixa produção

Ter chefe ranzinza é terrível. Quem nunca teve. Esse dilema que nos remete aos mais longínquos tempos de gestão de pessoas faz lembrar que as regras são outras os tempos são outros, mas a insatisfação é a mesma. Pouca gente tem plena convicção que seu trabalho não causa estresse por tem um “rabugento” par que não dá sossego, isso cansa, de verdade enche mesmo.

É um tal de ordem pela metade, ou indireta que não atinge o objetivo que é chamar a atenção do indivíduo que fez algo errado. Seria tão mais simples se a chefia não complicasse, se não inventasse atalhos mais longos até o funcionário, até seu foco verdadeiro. O que mais aborrece é a falta de comunicação direta ter objetivo, conseguir um bom feedback causado por uma ação que gere uma reação favorável ao seu emitente. Mas as coisas não vão bem, não estão caminhando nesta direção, isso cansa.

Quanto mais o tempo passa mais algumas empresas perdem o foco de liderança, se é que algum dia tiveram. Por favor: Administração é para Administrador e ponto final. Caso queira aprender, vá estudar as teorias o início das escolas de Administração, mas não fique aí reinventando a roda, isso vai contra a maré. São raros os casos de pessoas que se deram bem sem ter frenquentado boas escolas, isso é raro, a busca pelo conhecimento é infinita, mas tentar resolver as coisas por si mesmo é balela.

Mas segue a vida, mesmo sem muita direção, segue. Só não sei até quando estas empresas vão agüentar ou ocupar um lugarzinho ao sol. Muitas já se formam e muitas ainda vão quebrar não por falta de capital de giro ou por outras turbulências, mas por terem chefias sem preparação que acham que a gestão é igual à receita de bolo de laranja. O bolo delas vai solar, não tem jeito. Precisam abrir os olhos com máxima urgência ou então não tem mais salvação.

Ainda bem que existem pessoas de bom senso no mundo. Que buscam realmente um bom lugar ao sol. Querem prosperar sues negócios de maneira solida e que o “conjunto” cresça de maneira igual, que os colaboradores estejam empenhados e focados nos objetivos da empresa. Isso não é fácil, mas também não é impossível. Tem que haver planejamento, muito planejamento, buscar a perfeição, otimizar os processos, evitar perda de tempo e de materiais, tudo isso deve ser considerado, e mais preservar o capital intelectual do colaborador, realmente dar a oportunidade de pessoas contribuírem para o negócio.

É um pequeno desabafo, não agüento mais tanta hipocrisia no mundo corporativo. Chefe é uma coisa, LÍDER é outra totalmente diferente. Líderes têm total conhecimento das suas atribuições e não fica atirando no escuro e de olhos vendados como alguns que se dizem chefes.

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