segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Quanto custou a crise mundial de 2008?

A tão temida crise de 2008 já passou, isso é o que todos os indicadores mostram. Economias em crescimento, empresas investindo pesado em novas tecnologias, emprego em alta, todo como era antes. Mas, ficou algum resíduo? Sim ficou. Ficou o que algumas empresas queriam fazer, mas não tinham uma oportunidade, e com a crise foi um prato cheio.

Ouvi um amigo do serviço comentar que, estava completando 20 anos na empresa e não havia recebido sequer um e-mail parabenizando pelo tempo destinado à empresa. Uma pena, pois seria uma forma de “agradar” o funcionário e ainda proporcional um bônus pelo tempo desprendido na empresa. Mas não foi o que aconteceu, nada de e-mail, nada de premio nada de nada. O fato é que, quanto mais o tempo passa, mais algumas empresas deixam a desejar em matéria de preservação do seu capital humano. Quanto custa o envio de um e-mail para parabenizar um individuo que se empenha como colaborador?

É muito barato não é mesmo? Mas os mais desavisados gestores deixam á desejar correndo o risco de, agora na retomada da economia, ver seu empregado ir para o concorrente. Na atual conjuntura, qualquer “agrado” muda a cabeça do individuo. Os benefícios que são praticamente padrão, planos de saúde, odontológicos, vale-transporte, premio de produção, e por aí vai, mas falta o reconhecimento pelo tempo de prestação de serviço. Uma coisa tão simples, que terá um impacto muito positivo na empresa.

Imagine a satisfação dos familiares do colaborador ao participarem de uma festa em homenagem ao seu pai ou mãe. O cidadão sendo chamado no palanque para receber uma placa parabenizando pelos anos de bons serviços prestados, não tem alegria maior. Sem contar o registro fotográfico que vai ficar para a posteridade e na memória os momentos de alegria proporcionados pela festa.

Bom, mas isso é só no modelo antigo, o atual não contempla mais o evento. E não se sabe o porquê, simplesmente a argumentação é a crise. Meus amigos, a crise já passou, e mais, a economia forte do país permitiu que não tivesse um impacto tão grande. A resposta é que realmente era uma das oportunidades que as empresas estavam esperando para se livrar deste evento, e economizar uma quantia de dinheiro.

Torço para que a empresa reveja suas atitudes, e agora com a aceleração dos seus negócios, possam novamente cativar seus colaboradores com tão grandioso evento. E meu amigo, seja novamente recompensado com a sua festa e com seu bônus que o deixaria muito feliz. As coisas estão melhor que antes, e muito, só falta mesmo os gestores mais relapsos se antenarem para os fatores que realmente tem importância para o relacionamento Patrão x Empregado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário