terça-feira, 12 de abril de 2011

O MUNDO DE GENTE GRANDE

Um telefonema me avisou sobre uma colega que ganharia uma oportunidade em outra empresa o que era pretendido por ela havia muito tempo. Alegria pura pra mim e mais ainda pra ela. Irá atuar na sua área de formação, seu grande desejo. Noticia como esta é aguardada por muita gente o tempo todo. Hoje, segundo pesquisas, o tempo de um funcionário em uma empresa esta na casa dos 5 anos, bem diferente dos eternos funcionários que ficavam décadas na empresa muitas vezes na mesma função. Hoje a realidade é outra. Mas tem um detalhe, colega em questão está preparada para a nova oportunidade. Tem formação sólida conhecimentos e habilidades para assumir o cargo.


Não se pode pleitear novas oportunidades sem preparação, primeiro de tudo uma boa formação acadêmica, seja ela superior e os técnicos que tem feito muitos jovens ocuparem espaço no mercado de trabalho no Brasil hoje. Muitas vezes o conhecimento e diversas áreas será o grande diferencial na hora de enfrentar o entrevistador, têm um grande peso conhecer áreas além as da formação, ajuda muito. Muitas pessoas recém saídas das universidades e cursos técnicos têm como grande desafio provar que estão preparados para o mercado. O principal é ter aprendido de verdade a teoria, pois a pratica será testada e avaliada assim que a oportunidade aparecer. E por falar em oportunidade, devemos sempre procura-las. Não demos nos acomodar em determinada empresa simplesmente por que temos um bom salário, plano de saúde de renome, auxilio disso ou daquilo.


O crescimento profissional não se resume a esses benefícios e sim ao seu planejamento de vida, mas caso seu planejamento seja os citados, então cuide bem da sua vaga, em algum momento sua competência será colocada á prova. O que é levado em consideração por algumas chefias é o que você agrega para a empresa naquele momento. Se seu chefe cismar que não tem mais lugar pra você na empresa, não tem jeito, estará desempregado em breve. Mas vale ressaltar que o mercado está proporcionando desafios diários a quem realmente tem interesse em buscar qualificação e desenvolvimento pessoal. Se o seu caso se encaixa nisso, não deixe de correr atrás dos seus ideais, qualifique-se, estude que a oportunidade vai aparecer, mais cedo o mais tarde ela aparece.


Quanto à colega, tenho certeza que ela vai ficar feliz com a nova oportunidade e vai agarrar com unhas e dentes. Boa sorte e que tenha êxito na nova função.

Nenhum comentário:

Postar um comentário