quinta-feira, 14 de abril de 2011

PALESTRAS MOTIVACIONAIS E REAIS SUAS FINALIDADES

Você entra na sala climatizada com outras tantas pessoas, ocupa um lugar confortável, recebe um excelente material de apoio, depois vem o cooffee break e as considerações finais. E ao final de tudo isso você se pergunta: pra que serviu todo esse “circo”? Qual a real finalidade dessa palestra? Considero uma grande falha das instituições as palestras motivacionais antes de uma boa pesquisa de clima. Não se pode definir metas e objetivos e simplesmente atirar no escuro como se a forma de motivar fosse criar estruturas de cima para baixo. Motivação não é igual para todas as pessoas.


Estudei na época da faculdade que a motivação vai de cada individuo não se motiva ninguém com dinheiro se o que realmente ela quer é um ambiente seguro, ou mais colorido, ou sei lá o que. O mais importante é saber o que as pessoas desejam. Meu prezado primo Ramon trabalha no programa Nosso Crédito do BANDES onde são fornecidos financiamentos para pequenos empresários e me mandou um e-mail questionando sobre quais seriam então, as finalidades das tais Palestras Motivacionais. Pois bem meu primo, seus gestores devem pesquisar sobre quais as necessidades físicas e matérias dos colaboradores, para então, organizar as palestras.


O levantamento deve levar em consideração o ambiente onde o colaborador atua, a cultura da região onde está instalada a unidade de negócios e vários outros aspectos, para que se possam obter informações sobre os resultados obtidos com a estrutura atual e quais os principais pontos de melhorias. De posse dessas informações, traçar as alternativas e possibilidades de treinamento para o desenvolvimento dos colaboradores em melhorar a atuação e os resultados para a instituição. Imagino participar de uma palestra sobre como vender produtos se meu ponto de melhoria seria como melhorar minhas habilidades em informática. Tudo fica fora do foco. Nesse momento a visão do gestor deve estar aguçada para realizar um planejamento a respeito das palestras.


Digo mais, trazer pessoas importantes como artistas, músicos, jornalistas de sucesso é muito importante, pois desperta no publico participante um interesse não só na palestra mais em conhecer a pessoa importante. Mas por outro lado, garanto que dentro do grupo existem pessoas com historias de vida, e de sucesso que darão um verdadeiro show e isso é uma motivação. Afinal quem não conhece um amigo de trabalho que se expressa bem mas não tem oportunidade nem espaço para expor suas ideias?


Concluindo, meu prezado primo, sugiro que, caso a empresa tenha espaço para sugestões, apresente seu sua visão sobre as atuais forma de palestras, com certeza o gestor fará um aproveitamento dos seus comentários. E dessa forma a coisa funciona, buscando qual o real sentido e o interesse das pessoas envolvidas no processo. Tem que ser bom para as partes envolvidas, pois corrida de dois, o segundo sempre será o último.

Nenhum comentário:

Postar um comentário