segunda-feira, 9 de julho de 2012

GASTE SUA ENERGIA COM O QUE REALMENTE É IMPORTANTE


Tenho refletido muito sobre este assunto, afinal de contas por que os gestores gastam tanto tempo com “picuinhas”?? O mundo corporativo é um campo onde o tempo é o inimigo mais cruel e se não for devidamente gerenciado poder ser o fracasso na carreira do gestor. Confesso que infelizmente conheci vários que ficaram pelo caminho e muitos outros que não chegarão a lugar algum por, diariamente, ter como foco as coisas que não agregam nem para o lado técnico nem para o lado pessoal da equipe. O fato é não se pode achar que “mandar” qualquer coisa é fazer gestão.

Lembro-me de algumas vezes na faculdade de Administração ouvir professores dizendo que médico faz medicina, advogado faz direito e Administração é para Administrador. Claro que as falas são uma meia-verdade, conheço engenheiros que são ótimos gestores assim como médicos, advogados, e tantos outros que além da sua formação buscaram o conhecimento de trabalhar com gente. E não é para qualquer um, muito se herda de aprendizados passados, se  inspiram em alguém que era bom em gestão, outros buscam cursos para se aperfeiçoarem, mas ainda tem gente que acha que pode se “cuidador de gente”, é uma pena, mas as coisas não são bem assim.

Vejo muitos casos de pessoas que gostariam muito de trabalhar com gestão de contratos, ou gerente de lojas, supermercados e por terem certa experiência no ramo, não tem habilidades no trato com os colaboradores. O resultado nem sempre é o mais agradável, geralmente essas pessoas gastam muito tempo e energia com assuntos e atitudes que não agregam valor ao processo ao qual está inserido, preferem criar intrigas pequenas sem valor real quando poderiam resolver apenas com uma alegre brincadeira e pronto, resolvido, mas preferem tomar o seu tempo e o tempo dos demais com discursos sem fundamento e sem lógica. Gestores de verdade conseguem enxergar as coisas mais à frente, não tem medo de conversar com as pessoas, de pedir opinião, de pedir desculpas, e isso é agregar valor no processo e ter sempre ao seu lado a equipe de trabalho.

Claro que não se consegue 100% de adesão, sempre haverá os do contra, mas isso é normal em qualquer lugar, o problema é que o mau exemplo não pode vir de cima, é muito feito. Então, no caso desses gestores, a expectativa de mudança de emprego para grandes empresas é reduzida, a não ser que os gestores de lá também sejam bitolados. Muitos autores tratam este assunto com a possibilidade de que o gestor aprenda a trabalhar principalmente com pessoas, existe uma infinidade de cursos para isso, porém, a primeira atitude é reconhecer este ponto de melhoria, a partir daí, procurar saber qual a percepção que as pessoas da equipe têm a seu respeito e como a empresa se posicionará com a atitude de mudança de comportamento.

Bom, sempre torço para os que gostam de gestão busquem o aperfeiçoamento e que aprendam a gostar de trabalhar com as pessoas, pois são elas que tocam os processos e agregam valor real ao negócio da empresa. E aos que não vão se esforçar para isso, é hora de uma reflexão: você realmente tem uma boa aceitação da equipe?...

Nenhum comentário:

Postar um comentário