quinta-feira, 12 de julho de 2012

POSTURA NAS REDES SOCIAIS


Oiê, tudo bm com vc?    Qual a boa de hj?     #partiu pra balada!

Não, não estou ficando maluco, apenas reproduzindo um texto lido numa rede social famosa entre os internautas brasileiros. Pois bem, é de preocupar como algumas pessoas se comportam e se expõe na internet. Começou lá atrás com a chegada da rede mundial de computadores e suas maravilhas, não existia mais distancia, nem pessoas desaparecidas, agora todo mundo estava a um clique. Mas este clique muitas vezes é utilizado de maneira agressiva, explosiva, rude e até mesmo vulgar. Muita gente acha que as redes sociais é lugar para qualquer foto, qualquer comentário quando na verdade, deveria ser utilizada para um lazer com responsabilidade.

O criador do site de relacionamentos Facebook, Mark Zuckerberg, deixou os internautas brasileiros bastante chateados quando declarou que nós estragamos o “Face”, pois não utilizamos de maneira politicamente correta. Na verdade a diversão se resume, na grande maioria, dizer onde estamos e o que estamos fazendo naquele momento, além daquelas figuras e imagens chatas demais, essa é a grande verdade. O Orkut já estava sendo maltratado pelos brasileiros há muito tempo, isso sem contar as brigas das pessoas via internet, realmente tudo virou um grande lixo.

Claro que existem pessoas que tratam suas páginas com muito cuidado, existem diversas páginas que agregam bastante para o dia-a-dia. Pessoas que mostram fotos de paisagens, os endereços das empresas uma infinidade de boas práticas. Mas, acredito que 85% é puramente besteirol (faço parte desse número de vez enquanto). Mas nem tudo é perdido, existem as redes sociais de uso profissional e estas sim ainda estão mantendo um bom nível de aproveitamento, exemplo é o Linkedin, um site de relacionamentos profissionais que contribui muito para oportunidades no mercado de trabalho. Lá as fotos são bem comportadas com a possibilidade de inserção do histórico profissional, de realizar comentários sobre profissionais e fazer indicações às oportunidades.

Outro que chegou causando alvoroço foi o Twitter e em poucos meses perdeu a essência pois mais uma vez, os famosos “post’s” foram ganhando formato de comentários sem noção e com pouca coisa útil e assim já está meio sumido no conceito geral. Particularmente gosto muito do Twitter, acompanho alguns famosos e muitos deles sempre dão boas informações sobre show, comentam fatos da atualidade e postam fotos engraçadas.

Por falar em fotos, esse é um ponto que as pessoas deveriam se preocupar bastante. No Facebook então é uma verdadeira farra. Fotos de festas com bebedeiras e verdadeiros “mico” que com certeza alguém da empresa vai ver e seu chefe também. Ah, e outra seu futuro ex-chefe também pode resolver monitorar o que o ex-futuro funcionário dele faz fora da empresa e se deparar com uma situação que o fará repensar a sua contratação. Sem contar as opiniões a respeito de certos assuntos. Nem tudo que se pensa se pode falar ou escrever onde as pessoas veem.

Particularmente tomei a decisão de apagar certas fotos dos meus sites de relacionamentos por entender que elas não agregariam nada para minha imagem e também sobre minhas opiniões fora do ambiente corporativo, não me arrependo, se quero que alguém veja uma foto engraçada mando por e-mail e ponto final. Pois bem prezados, pensem bem antes de utilizar as redes sociais e pense mais ainda sobre a forma que está se comportando, isso poderá fazer uma grande diferença referente ao que as pessoas (entenda empresas) vão pensar sobre você e suas atitudes e comportamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário