quinta-feira, 5 de julho de 2012

O HÁBITO DA LEITURA


Verdadeiramente o brasileiro não tem o hábito da leitura. Fiz parte desse grupo por longos anos da minha vida, não tenho vergonha em dizer isso. Comecei a ler com mais frequência, entenda por obrigação, na época da faculdade, onde ou você lê ou não consegue interpretar e estudar as matérias. Na verdade a leitura que sempre me chamou a atenção foi a que retratasse fatos reais, nunca fui de ler historinhas de ficção, não gosto.

Pois bem, passei a ler alguns livros que eram indicados pelos professores que falavam de gestão, aí sim uma área que me chama bastante a atenção, e nos quatro anos da faculdade li muita coisa. O aprendizado é magnifico, a mágica do conhecimento é algo que não perdemos por aprender. Após a faculdade lia em média de 3 a 4 livros por ano, muito pouco pelo tempo que desperdiçamos com outras atividades que nada agregam.

A partir de 2010 a coisa mudou. Com alguns problemas pessoais que passei meu tempo sozinho foi um alerta que eu precisava urgentemente de ocupar a mente e por indicação e incentivo de uma “pessoa especial” voltei a ter esse habito maravilhoso da leitura. Minha autoestima aumentou bastante devido ao fato de melhorar na interpretação de vários assuntos aos quais tenho grande admiração, como, Administração de pessoas, Marketing, Finanças, Negócios, autoajuda, todos os temas que busco nos rankings de revistas conceituadas.

A partir de 2010 fiz um pacto comigo mesmo, comprar um livro por mês. Parece pouco para uns e muito para outros. Mas com certeza é o suficiente para dedicar um bom tempo para a prática da leitura. Em 2010 comprei apenas 5, já em 2011 alcancei a marca de 9 livros e este ano já comprei e li 8, acho que vou bater minha meta. Até já dedico às pessoas mais próximas, livros como presente, acredito que seja um grande incentivo a elas. A leitura deve ser prazerosa e para isso ler assuntos que realmente me agradam é o que definir fazer, nada de ler livros que pessoas indicam e que o assunto não me desperta interesse.

Hoje, leio em média uma hora por dia, que é o tempo que gasto de ônibus até o serviço, mas considero no suficiente. Já que passo o dia pensando nas teorias, nos pensamentos, nas comparações e isso me ajuda a analisar diversas situações que acontecem durante o dia, semana mês. Aí está uma das coisas mais sensacionais da leitura, trazer para o dia-a-dia a comparação e o aprendizado dos livros. Tenho certeza que nada que é aprendido e principalmente entendido é em vão, hoje tenho muita satisfação em ler e reler livros com dos mais diversos autores, nacionais e “importados”, vale, mais uma vez, identificar qual o seu estilo de leitura.

Posso até citar alguns títulos que me vem à mente neste momento e que, aos que gostam desse segmento, podem ler sem medo:
- O monge e o executivo; Oba, problemas; Até que enfim segunda-feira; Senta a pua; Tudo é obvio; A estratégia do olho do tigre.

Boa leitura e assim como eu, você também possa aproveitar os momentos de uma boa leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário