segunda-feira, 16 de julho de 2012

ZEZINHO É O CARA!!!


Acabei de ler um texto do site rh.com.br (especializado em gestão de pessoas) e achei muito proveitoso, resolvi então, escrever da minha maneira:

 Quero falar do Zezinho, pessoa que sempre quis ser chefe, era o seu maior sonho. Fazia tudo certinho, planilhas, relatórios, reuniões, discursos, era realmente o primeiro na escala de promoções da empresa só faltava mesmo a oportunidade. Até que um dia ela lhe bateu à porta, Zezinho seria o responsável por uma equipe de trabalho.
Zezinho pagou churrasco pra comemorar a promoção, fez um discurso impecável que agradou a gregos e troianos do alto escalão, tudo conforme manda o figurino. Porem no segundo dia Zezinho parecia diferente, estava mais calado não participou do café-da-manhã, tradicional com a equipe, estava realmente muito estranho. O que será que aconteceu com o Zezinho? Deveria estar muito feliz agora era chefe depois de tanto perseguir este objetivo, mas não estava.
Bom, todos ficaram no café como de costume, rindo das piadas, contando sobre o final de semana e as “artes” de cada um e falando sobre “n” coisas como era de costume. Do nada apareceu Zezinho na porta da cozinha e disse: vamos lá pessoal, temos muita coisa para resolver. O encanto foi quebrado neste momento, Zezinho finalmente se mostrava para a equipe que antes fazia parte e partilhava das conversas matinais no café. Cada um saiu rapidamente entendendo que as coisas no setor não seriam mais como antes, Zezinho estava de olho. E de olho ficou permanentemente, agora ele fiscalizava cada um com olhos de águia, não havia mais aquela alegria no departamento, todos agora trabalhavam com a cara fechada, fruto do espírito de chefe do Zezinho... pobre colaborador, pobre fornecedor, pobre Zezinho (vitima da promoção cega)....

Pois bem meus queridos leitores, copiei a ideia que li no site citado no início do texto para ilustrar um fato que costumeiramente acontece em empresas que não tem um programa de orientação de futuros gestores e simplesmente por acharem que qualquer “Zezinho” pode ser líder, promovem sem ter a certeza de qual é o perfil desejado e necessário aos anseios da corporação.

É uma rotina em empresas menos preparadas e sem as devidas “Descrições de cargos”, que são o norte do perfil desejado para as funções que a empresa disponibiliza. É necessário que haja mais critério na escolha, as pessoas devem ser preparadas para o cargo de chefia ao longo de anos vivenciando as rotinas da empresa, os problemas (inclusive resolvendo muitos deles, com soluções práticas), entenderem qual é o objetivo da empresa ante ao mercado, pra que a empresa existe. Sem essas premissas não é possível que pessoas apenas dedicadas ocupem esses cargos.

A preparação deve começar com uma formação sólida na área de gestão e se por acaso for formado em outra área de atuação deve procurar a especialização devida. O mais importante é escolher tecnicamente e não apenas por se tratar de um colaborador que trabalhe direito e atenda e bata as metas. O dia-a-dia das empresas preparam muitas surpresas e estas podem determinar o futuro da empresa e do gestor, com certeza ele cai antes da empresa fechar se não for bem preparado. Cada dia é uma experiência singular, com sua particularidade e deve receber a tratativa adequada que o caso exige.

Dito tudo isso, Zezinho está na lista negra dos colaboradores por ter sido promovido a chefe sem a devida atenção que a empresa deveria ter dado, paciência, isso ainda vai trazer muitos problemas com as decisões equivocados do pobre chefe Zezinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário