quarta-feira, 25 de março de 2009

11:30h ALMOÇO COM O BRASIL

Nada como uma boa conversa durante o almoço para entender como as pessoas estão reagindo diante de tanta corrupção. O sentimento é um só: somos os bobos da corte e ponto final. É inacreditável que um país deste tamanho tenha, além das belezas naturais, tanta gente de índole perversa, tanto bandido de terno surrupiando os cofres públicos e também privados, por interesse próprio.

Foram tantos depoimentos na mesa do almoço, que saí de lá quase enojado. Da esfera Municipal passando pela Estadual e por fim a Federal a coisa fica no mesmo nível de podridão que, atire a primeira pedra quem não se envergonha ou sente-se prisioneiro de um sistema tão corrupto.

Roubam o dinheiro das criancinhas, dos idosos, das estradas, dos hospitais, do INSS de todos os lugares possíveis e impossíveis. E a maioria fica impune. E olha que são bandidos gabaritados, estudados e formados em grandes universidades, porém não tem um só pingo de caráter. A dignidade está indo embora e a vontade é de ir com ela. Mudar de planeta por que de país não terei muita escolha. Não foi boa coisas deixar as caravelas Portuguesas aportarem por aqui. Tivemos a visita de Holandeses, Ingleses, mas não, quem ficou com a ‘terrinha’ e já começaram a levar tudo foram os Portugueses. Pode pegar os livros de história, os registros de corrupção já vêm daqueles tempos.

Lamentável é ver que não mudaremos apenas trocando de presidente ou de partido político. A prova está aí pra todo mundo ver, o anterior gabava-se de ser sociólogo de falar vários idiomas, e nem por isso a maldita corrupção foi dizimada. Agora temos um que já foi ‘do lado de cá da corda’, mas basta parar na frente da TV e perceber que o barco continua indo a pique e como diria meu tio: bateu na pedra e ta fazendo água, nem as bombas de porão dão conta. Vejo pessoas falando em acabar com o congresso de mudar o prefeito, o presidente, o governador, o porteiro, o jogador... mas isso é um paliativo, outros virão e farão pior. Falta mudar é o sistema. Mudar a forma de pensar das pessoas, trabalhar a cabeça das crianças através da educação de qualidade e de berço, para que sejam o Brasil decente de amanhã. Não dá pra aceitar que tudo continue a mesma coisa e do mesmo jeito.

A questão é de cultura estamos acostumados a ver ‘o bicho pegar’ e ficar se lamentando em uma mesa durante o almoço. Quantas vezes você foi assistir a uma votação na Câmara Municipal e supervisionar o seu vereador? Garanto que assim como eu, nunca né. E assim a vida segue, lamentos, reclamações, xingamentos e eles lá, levando o nosso Real. E enquanto isso, em Brasília: 19hs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário