quarta-feira, 2 de junho de 2010

As empresas seguem não respeitando o cliente

Não é de hoje que testemunhamos as repetidas reclamações de usuários a respeito da falta de profissionalismo das empresas no trato com o consumidor. A lista é enorme, bancos, telefonia, lojas, concessionárias e por aí vai. “Vendem” os mais fabulosos produtos e serviços, mas na hora do feedback, não estão nem aí para o pobre cliente. E vai entender o por que das grandes e conceituadas empresas pecam tanto nesse quesito, se investem tão alto em propaganda se os call-center vivem abarrotados de ligações e e-mails deplorando seu produtos.

Eu por exemplo sou o responsável pela gestão do plano empresarial de telefonia do restaurante do meu sogro. Lido com todo o tipo de situação para manter a harmonia entre os usuários e a empresa prestadora de serviço. Para minha surpresa hoje após uma consulta, a empresa está negativada junto ao órgão de defesa do consumidor, e após 50 minutos com a atendente, fui descobrir que existem linhas com pendências e não fui informado, e olha que a lei diz que pra negativar uma empresa ou uma pessoa física, é obrigatório o envio de notificação para, no mínimo, a pessoa apresentar defesa.

E aí eu pergunto: cadê o respeito e a parceria de qualidade? Fica tudo suplantando pelo simples interesse de vender e vender. Cada empresa puxa para um lado e todas puxam para trás, sem exceção. Já fico preocupado por não conseguir informações mais completas sobre a negativação, já que os pobres atendentes, não têm a mínima condição de resolver todos os problemas da empresa, fica tudo largado, e por conta do destino.

Como funcionário de empresa privada, sou cobrado por resultados o tempo todo, ao menor deslize, lá se vão as intermináveis reuniões de alinhamento dos conhecimentos. E a empresa é pequena. Agora as grandes fazem tudo por conta por que é bonito ir à TV e dizer que são lideres de mercado e colocarem artistas e modelos para embelezar a propaganda, mas no fim das contas o pobre consumidor paga o pato.

Sinceramente não sei quanto tempo vou gastar para resolver o problema do meu sogro, e o pior, isso vai impactar em outras negociações pois nada se faz se o nome está negativado. Resumo da ópera: falta mais profissionalismo por parte das grandes empresas e a responsabilidade de vender e acompanhar seus produtos e serviços ao publico em geral. Falta aos super gerentes ter uma visão mais apurada dos números que são apresentados pelos PROCONs e SPCs para tomar e atitudes mais democráticas e sabias.

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