sábado, 19 de junho de 2010

Promoção do ano: multas em 6x sem juros

“Aproveita srª, agora multas parceladas em 6x, aproveita amigo condutor”. Pois bem meus amigos, em breve teremos mais uma lei interessante, quem for multado poderá parcelar o pagamento das multas. Verdade, a notícias estava nos jornais de hoje. Sem dúvida é uma ótima alternativa pra quem está com pouco dinheiro e precisa amenizar o impacto da punição. O que mais chama a atenção é o fato da multa servir para punir os condutores por alguma infração contra o Código de Trânsito Brasileiro, mas pelo que indica, o senador que propôs essa medida, não está preocupado com isso.

A cada ano o trânsito no Brasil mata milhares de pessoas. Muitas por excesso de velocidade, má conservação dos veículos e das rodovias, porém muitas multas são emitidas por falta de respeito às normas de transito. Dirigir embriagado, não usar o cinto de segurança são algumas das infrações mais comuns. Mas isso agora vai ficar menos doloroso ao bolso, ao chegar o seu aviso de multa, junto de vir o cartão de alguma financeira oferecendo, além do parcelamento, facilidades de dinheiro “fácil”.

Se realmente a lei for sancionada pelo Presidente, um novo nincho de mercado para as financeiras. Já que hoje tudo pode ser parcelado: carros, imóveis, viagens, remédios, cirurgias, e agora as multas. Um negócio da China realmente. Parece que a credibilidade de nossos governantes está cada vez mais sendo colocada à prova. Sinceramente se eu fosse um senador, votaria contra e lutaria para que o senador que propôs a lei fosse advertido e “multado” sem direito a parcelamento por falta de respeito ao cidadão.

O certo é que a educação direcionada aos futuros condutores fosse aplicada desde os primeiros anos na escola. Vemos acidentes provocados por jovens que excedem a velocidade e acabam matando e morrendo diariamente. Isso sim deveria ser pauta para projeto. Dar mais educação aos futuros motorista, mais credibilidade aos centros de formação, que hoje são apenas uma forma de ganhar dinheiro e o resultado da prestação do serviço, os “motoristas”, saem de lá não sabendo quase nada sobre a arte de dirigir.

Sinceramente Sr. Senador, acredito que se a sua intenção foi facilitar a vida de quem é multado, parcelando o valor da penalidade, pense ao contrário: proponha uma lei que aumente o valor pago às vitimas de motoristas irresponsáveis, aumente em 6 vezes, será uma forma de amenizar a dor de quem perde um ente querido. O que acha? Não seria mais interessante? Por favor, senhores políticos fazedores da lei, tenham mais respeito aos que levam vocês aos seus cargos, proponham leis que sejam úteis e que realmente agregue valor humano ao nosso povo, e principalmente ao nosso caótico trânsito, das cidades e também das rodovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário