domingo, 13 de junho de 2010

A criação de um poder paralelo

Tenho acompanhado com preocupação um evento que está tomando conta na surdina da sociedade. A criação de um poder paralelo na sociedade que são as Guardas Municipais. O que me deixa preocupado de verdade é saber qual é o real poder que os guardas na sociedade? Estão empurrando isso de boca abaixo e nós, como sempre, estamos assistindo a mais uma covardia com a população.

Conversando com um amigo que faz parte desse “poder paralelo” fui informado que existem várias ocorrências que a guarda já está sendo acionada para atender, e que já se posicionam como os donos da vez. Isso é lamentável, pois um “civil” desses tem um treinamento de três meses, e não é um policial, mas tem agido como tal, e mais, é cada vez maior a presença desse pessoal nas ruas das capitais brasileiras.

Não acho justo, e sou contra a criação da força paralela. Isso esconde ainda mais a ação das policias militar e civil, os verdadeiros responsáveis pela gestão da segurança da população. Todo ano no estado de ES, mais de 1000 policiais são formados, mas não aparecem nas ruas. Estão aonde? Fazendo os papéis burocráticos? Temos que abrir o olho, pois da noite para o dia, o seu vizinho pode ser contemplado com uma farda e uma arma e querer te dar uma enquadrada. E isso pago por você, cidadão pagador de imposto.

Isso significa mais uma vez, a ineficiência do poder público e gerir suas atribuições explícitas na constituição. Assim como a nossa BR 101 que será privatizada, o mesmo está acontecendo com a segurança. Sou favorável aos agentes penitenciários, já que não estão atuando nas ruas e sim tomando conta de presos e sendo monitorados de perto pelo Estado. Agora colocar cidadãos na rua para cuidar da população, isso é demais. Não dá pra aceitar isso, mas infelizmente nossos governantes estão preocupados em criar leis com nomes de rua, dia disso dia daquilo, enquanto eu e você viramos reféns do sistema, como diria meu velho pai.

A burocratização da segurança é evidente. A PM está cada dia mais bem equipada pelo governo, porém isso não está aparecendo, não estão nas ruas, nos locais de perigo, simplesmente sumiram das ruas. E criar o poder paralelo, não é a melhor a opção, o mais eficiente e rever o sistema de segurança, abrir concursos para as policias e aí, sim entregar uma arma e dar o poder devido. Paralelo jamais, pois não somos cobaias. Guardas particulares em escolas, monumentos, sim e empresas privadas, mas não como funcionários públicos.

Que me desculpe o meu amigo guarda municipal, assim não dá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário