terça-feira, 15 de maio de 2012

O DILEMA DA CARREIRA


Todo jovem ao sair da faculdade almeja sucesso na carreira, bom salário, status de chefia e todo o glamour de trabalhar em uma grande empresa. Aparentemente tudo é muito bonito e fácil de ser resolvido enquanto não se “cai” no mercado de trabalho e aí a realidade é outra. Claro que uma formação adequada é sempre muito bem vista pelo mercado que está atrás de bons profissionais em início de carreira. O trabalho é árduo e alcançar algo de concreto requer muita disposição, suor, lágrimas, alegrias e tristezas.

Outro ponto que me chama bastante a atenção é qual o rumo a seguir quando se quer atuar na área de formação. Falo isso após ouvir diversos depoimentos de pessoas que se formaram em um curso específico e hoje atuam em outra área, e a reclamação é sempre a mesma, a dificuldade do mercado em enxergar o candidato como um potencial a determinada função. Ficar afastado da sua área de formação inicial é um tormento quando se quer voltar e não é visto com o foco de “formado” e preparado para a determinada função.

Mesmo que a formação seja sólida, com pós-graduação e diversas habilidades, muitos profissionais enfrentam diariamente esta situação. Realizam candidaturas a determinadas vagas, que o perfil encaixa perfeitamente, mas não são lembrados pelos recrutadores. É uma situação que decepciona e abre uma discussão: qual o caminho a ser trilhado para ser visto pelo mercado? Imagino que o principal é o planejamento da carreira desde o seu início. Ainda na faculdade/universidade o estudante já deve ter o foco na carreira e trabalhar muito para alcançá-lo, isso vai ajudar a enfrentar os obstáculos. Outro ponto é encarar a realidade, se não for possível, em hipótese alguma, atuar na área de formação, a opção e aceitar algo que o faço ter renda (sem perder o foco), e pra mim, o mais desconfortável, mas não menos importante: aceitar um salário menor em uma empresa que disponibilize a vaga na sua área.

Sim, aceitar e galgar a escalada normal como em qualquer empresa e qualquer função. Sei que não é agradável ouvir isso, mas, se é isso que o mercado está te oferecendo, cabe a você a decisão da carreira. É como andar pra trás ocupar um cargo que o funcionário poderá se sentir um novato quando já está na estrada há muitos anos. Mas se esta for a sua opção, encare como um novo desafio e o resultado será fruto da sua dedicação e do seu emprenho, traçado no seu planejamento de carreira.

Por hora é isso, tenha em mente o que realmente deseja e lute para alcançar o resultado. Seja honesto consigo mesmo e deixe isso claro ao seu superior imediato, ajudará a empresa a entender o que você realmente tem a agregar para ela. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário