É
muito difícil em uma empresa, encontrar alguém que não fique com receio quando
o assunto é auditoria. Parece um “monstro”, mas ela também faz parte da rotina
da corporação. Quando bem estruturado, os procedimentos de gestão de qualidade,
segurança e afins tendem a agregar ao portfólio da empresa no momento de fechar
contratos e, garantir uma vantagem competitiva no mercado. As certificações
darão um status e garantias que esta empresa está em conformidade e alinhada
com os anseios que dão evidencia ao que se pede hoje para prestação de serviço
e venda de produtos.
Mas
pra se chegar a excelência, o caminho é árduo. Primeiro as pessoas precisam
entender o apoiar a implantação das regras que norteiam as questões aplicadas à
gestão proporcionada pelos procedimentos. Segundo trabalhar estas pessoas para
que sigam e apliquem de forma correta os procedimentos, essa parte é sempre a
mais difícil, pois depende da cultura de cada região e da visão que se tem
sobre uma auditoria. Cabe a empresa nortear desde o início da implantação do
sistema de gestão até o momento das auditorias e certificações.
Criar
um ambiente agradável talvez seja o caminho mais prático de se implantar o
sistema de gestão e preparar as equipes para a auditoria. Certamente as pessoas
envolvidas diretamente com o processo receberão olhares “tortos” na empresa
toda vez que passarem nos corredores, isso é normal, pois, qualquer mudança
gera desconforto ainda mais quando regrada a novas cobranças e premissas
diferentes da rotina da empresa. No caso dos SGI’s, é criado um ambiente
diferente na empresa, onde o colaborador pode enxergar como algo não muito
agradável. Por isso é muito importante que a gestão da empresa escolha pessoas
com facilidade na gestão de gente, será preciso toda a habilidade para conduzir
o processo.
Os
tais procedimentos, quando bem escritos, agregarão valor muito valioso no
sentido de confrontar o que a empresa pratica com os seus valores diante do
mercado, dos clientes, dos vizinhos e principalmente diante dos seus
colaboradores. E este é o ponto onde enxergo as maiores falhas. Muitos
empresários estão preocupados apenas com o negócio, esquecendo que para ser ter
bons resultados é primordial equipes empenhadas com os objetivos delineados no
negócio. As pessoas precisam entender para que servem os procedimentos e qual a
importância da auditoria e do certificado.
As
auditorias internas, momento que as regras do jogo serão observadas e
preparadas para as auditorias internas, são a oportunidade de identificar as melhorias e os resultados dessas “AI’s” devem
ser claramente debatidos com todas as equipes utilizando os resultados para
aprender com os erros. Maquiar os processos apenas para atender auditoria é um artificio
utilizado por muitos gestores e só serve para fantasiar a capacidade da empresa
em não cumprir seus compromissos com seus contratantes, essa atitude tem vida
curta, pois as boas práticas são mapeadas e difundidas pelos empresários e
pelas empresas auditoras.
O
certo mesmo é que tratar as auditorias e os procedimentos de forma profissional
tornará a empresa uma referência de qualidade e segurança na sua prestação de
serviço.
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