segunda-feira, 14 de maio de 2012

PROCEDIMENTOS X AUDITORIA


É muito difícil em uma empresa, encontrar alguém que não fique com receio quando o assunto é auditoria. Parece um “monstro”, mas ela também faz parte da rotina da corporação. Quando bem estruturado, os procedimentos de gestão de qualidade, segurança e afins tendem a agregar ao portfólio da empresa no momento de fechar contratos e, garantir uma vantagem competitiva no mercado. As certificações darão um status e garantias que esta empresa está em conformidade e alinhada com os anseios que dão evidencia ao que se pede hoje para prestação de serviço e venda de produtos.

Mas pra se chegar a excelência, o caminho é árduo. Primeiro as pessoas precisam entender o apoiar a implantação das regras que norteiam as questões aplicadas à gestão proporcionada pelos procedimentos. Segundo trabalhar estas pessoas para que sigam e apliquem de forma correta os procedimentos, essa parte é sempre a mais difícil, pois depende da cultura de cada região e da visão que se tem sobre uma auditoria. Cabe a empresa nortear desde o início da implantação do sistema de gestão até o momento das auditorias e certificações.

Criar um ambiente agradável talvez seja o caminho mais prático de se implantar o sistema de gestão e preparar as equipes para a auditoria. Certamente as pessoas envolvidas diretamente com o processo receberão olhares “tortos” na empresa toda vez que passarem nos corredores, isso é normal, pois, qualquer mudança gera desconforto ainda mais quando regrada a novas cobranças e premissas diferentes da rotina da empresa. No caso dos SGI’s, é criado um ambiente diferente na empresa, onde o colaborador pode enxergar como algo não muito agradável. Por isso é muito importante que a gestão da empresa escolha pessoas com facilidade na gestão de gente, será preciso toda a habilidade para conduzir o processo.

Os tais procedimentos, quando bem escritos, agregarão valor muito valioso no sentido de confrontar o que a empresa pratica com os seus valores diante do mercado, dos clientes, dos vizinhos e principalmente diante dos seus colaboradores. E este é o ponto onde enxergo as maiores falhas. Muitos empresários estão preocupados apenas com o negócio, esquecendo que para ser ter bons resultados é primordial equipes empenhadas com os objetivos delineados no negócio. As pessoas precisam entender para que servem os procedimentos e qual a importância da auditoria e do certificado.

As auditorias internas, momento que as regras do jogo serão observadas e preparadas para as auditorias internas, são a oportunidade de identificar as  melhorias e os resultados dessas “AI’s” devem ser claramente debatidos com todas as equipes utilizando os resultados para aprender com os erros. Maquiar os processos apenas para atender auditoria é um artificio utilizado por muitos gestores e só serve para fantasiar a capacidade da empresa em não cumprir seus compromissos com seus contratantes, essa atitude tem vida curta, pois as boas práticas são mapeadas e difundidas pelos empresários e pelas empresas auditoras.
O certo mesmo é que tratar as auditorias e os procedimentos de forma profissional tornará a empresa uma referência de qualidade e segurança na sua prestação de serviço.



Nenhum comentário:

Postar um comentário