quinta-feira, 15 de abril de 2010

A difícil decisão de escolher o futuro profissional

Um dos principais problemas dos jovens que terminam a faculdade/universidade é saber o que o futuro lhes reserva. São anos de estudo, noites em claro, dias de sono, e a duvida cruel: o que farei daqui pra frente? Isso meu professor não falou. Fica a duvida...

Enfrentar o mercado hoje, é tarefa difícil pela quantidade de habilidades que são exigidas dos recém-formados. Informática, habilidades em línguas estrangeiras, vivencia nisso, conhecimentos daquilo, quando no fundo o que se deseja, é um emprego, por mais simples que seja. A grande duvida na cabeça do candidato a empregado é saber como agir para superar o novo desafio. Grande parte dos alunos de universidades nunca trabalhou, no bom sentido da palavra, pelo fato de apenas estudar.

Boa parte das universidades/faculdades, não prepara os jovens para a realidade das empresas, não sabem o que vão passar a partir do momento que receberem seus diplomas. Os cursos preocupam-se em buscar e sustentar teorias e esquecem da vida real. Falo isso por experiência. Eu já havia trabalhado vários anos antes do curso superior e por isso, já estava meio “calejado” de várias coisas que aconteciam nas empresas e que vi na faculdade.

O problema para essas pessoas são as decisões. Não há preparação para a tomada de decisões. Quando o primeiro chefe chegar e perguntar se a pessoa prefere azul ou vermelho, pronto, lá se vão as teorias por água abaixo. Varias matérias e seus professores passaram apenas para completar o curso, não agregaram nada. E isso acontece na rede publica e na privada, alguns profissionais não tem a preocupação com o aluno, querem apenas o contracheques no fim do mês. E claro, existem alunos que não querem nada com nada.

Mas a preparação tem grande impacto na vida dos recém-formados. Aulas mais “campais” experiências reais e objetivas, trabalhos que exijam raciocínio mais apurado, tudo isso pode contribuir e muito para a melhoria e desenvolvimento dos jovens. Com isso não haverá mais duvidas na hora de optar por este ou aquele emprego...

Nenhum comentário:

Postar um comentário