terça-feira, 6 de abril de 2010

A chuva vence mais uma vez

Seria muito cômico se não fosse realidade. A chuva venceu mais uma vez. O alvo agora é o estado do Rio de Janeiro, chuva prevista para o mês inteiro desabou em um só dia, resultado: tragédia na cidade maravilhosa e molhada, muito molhada. O que não muda é o discurso, as pessoas tem que sair das áreas de risco, dizem as autoridades competentes (competentes??), vão às tvs e jornais pedir inclusive que as pessoas não saiam de casa pra não dar mais trabalho às equipes de resgate.

Mas pelo que pude assistir a população ajudou muito no resgate de vitimas. Mas minha intenção não é essa. Quero chamar a sua atenção para um fato que já já vai acontecer. A chuva vai passar, as pessoas vão voltar à vida normal, fará sol na cidade maravilhosa e as mortes serão apenas estatísticas mais uma vez. É sempre assim. Quem aí não se lembra da virada do ano em Angra dos Reis? Quantas pessoas perderam a vida, também em conseqüência das chuvas, e duvido se as pousadas, as belas casas foram demolidas dos locais de “risco”.

Não vai ser diferente, nada concreto é feito para amenizar a vida da população. Os morros, ou melhor, as comunidades, vão continuar lá com as casas à beira do penhasco, de barrancos de pedras. O governo não vai tomar nenhuma atitude. O prefeito vai falar, o secretário vai falar, os bombeiros vão falar, mas nada será feito, nunca é feito. Falta atitude e sobra aos que perderam seus entes queridos a dor, a lamentação e a duvida de não saber o que será do futuro. Essas pessoas vão morar em outro lugar com certeza. Mas as casas que desta vez ficaram de pé, os moradores não serão transferidos para locais mais seguros. É sempre assim.

Infelizmente também cabe ao cidadão ter um pouco mais de prudência ao decidir morar em locais perigosos e sabendo do risco, mesmo assim constrói sua casa. Muitas vezes por falta de opção. Comunidades não são criadas e populadas da noite pro dia, isso leva tempo, mas parece que nossos queridos gestores fazem vista grossa. Será por causa da cobrança de IPTU ou pra receber verbas mais gordas para a sua região? Não quero polemizar até por que quem sofre é o povão. Faltam obras que possam amenizar essas situações, falta segurança para que o cidadão não fique correndo risco de se afogar dentro do próprio carro na avenida, falta, faltam, falta... chega... Nada vai mudar mesmo... A chuva venceu mais uma vez.

Este ano tem eleição e seria ótimo o cidadão lembrar disso na hora do voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário