quarta-feira, 7 de abril de 2010

Elogios que fortalecem a alma e a empresa

Lendo hoje a internet, uma notícia me chamou bastante a atenção. Tratava-se de um dos diretores da equipe de F1 Willians rasgando muita seda para o seu piloto. Plagiando alguns trechos dizia ele: “é um dos melhores pilotos com quem já trabalhei”, “não sei como esse rapaz nunca foi campeão do mundo, ele é melhor que muitos que já foram campeões”. Toda essa “babação” era nada mais nada menos para o nosso Rubens Barrichello. Isso mesmo, aquele que, até você com certeza já fez uma piadinha. Eu já fiz.

Achei muito bacana o reconhecimento após longos 18 anos de F1 e um histórico conturbado principalmente nos tempos de Ferrari, onde o “cara” era o “alemão” Schumi. Quem não se lembra das vezes que ele deixou o “alemão” passar e não ganhou a corrida, isso irritou meio mundo profundamente. Sem contar no desempenho considerado apático nas provas.

Mas meu maior interesse é fazer um comparativo. Já pensou se todo chefe reconhecesse o verdadeiro valor de seus colaboradores? Acredito cegamente que haveria mais produtividade nas empresas e funcionários mais felizes. Esse reconhecimento se dá de várias maneiras. Uma palavra de incentivo após a tarefa bem executada, um e-mail, se não quiser fazer muito “barulho” na empresa, uma foto no mural depois do seu funcionário ter se destacado no setor e alavancado as vendas da empresa, um aumento salarial, uma nova função um novo desafio. Resumindo, existem varias maneiras de proporcionar satisfação de uma pessoa.

Quando se estuda um pouco de Administração de Pessoas, aprendemos que cada indivíduo se satisfaz ou se incentiva com um incentivo deferente. Não existe um padrão deve-se buscar o meio termo o atender a maior parte. Se uma empresa tem 1000 funcionários dificilmente o aumento de 5% vai agradar a todos, mas grande parte estará satisfeita. Mas quando a empresa resolve que um determinado funcionário será promovido ou qualquer outra coisa, é uma coisa direcionada e mais fácil de executar. A diferença está simplesmente na estratégia que a empresa vai adotar.

Mas voltando aos elogios, os patrões na maioria das vezes acha que fazer essas coisas é perder a mão-de-ferro na condução da sua empresa. Acreditam que isso não tem impacto na empresa e que ele paga o salário do sujeito e já ta de bom tamanho. Já foi mais que provado que esse tipo de pensamento não está mais nos altos escalões das empresas, e se alguém ainda pensa dessa forma, tende a ficar “pichado” no quesito satisfação do funcionário de qualquer pesquisa de clima.

Imagine só você gestor, amanhã chegar na empresa e dizer ao porteiro que ele fez um bom trabalho ao atender de forma cortês os visitantes, ou parabenizar seu operador pelas metas atingidas, ou por não parar o equipamento, ou por não se envolver em acidentes de trabalho. Garanto que suas atitudes serão o comentário do dia, experimente e terá uma surpresa.

Quanto ao texto do Barrichello, está neste endereço: http://www.abril.com.br/noticias/esportes/diretor-williams-diz-barrichello-melhores-pilotos-547011.shtml

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