segunda-feira, 5 de abril de 2010

Você tem perfil para ser chefe?

"Um belo dia seu superior imediato chega até você e diz: “Zé, a partir de amanhã você será o chefe do setor de empilhamento de moedas de 3 reais”. Pronto, o Zé não vai conseguir dormir, começa a ter calafrios, insônia, dores de cabeça. O mundo parece que foi colocado em suas costas..."

Isso por mais que seja uma brincadeira para ilustrar este texto, mas acontece de verdade. Por “n” motivos, empresas teimam em recrutar pessoas da noite para o dia se o menor critério, sem testes sem nada, apenas promovem. Que mal há nisso, você deve estar perguntando. Vejam só, ser promovido a um cargo após anos de trabalho no setor ou na empresa é uma coisa completamente normal. O grande problema é a forma que isso acontece. Conheço várias pessoas que após passarem por diversos setores de empresas, lojas, supermercados, padarias, confecções, etc, chegaram ao cargo de gerentes ou similar com uma bagagem incrível e essas pessoas lutaram para isso.

Mas aí vem o outro lado da moeda. Tem gente que está na empresa apenas para bater cartão, fazer o serviço para o qual foi contratado e pronto, chega, nada de muitas responsabilidades. E por incrível que pareça, muitos desses “batedores de cartão” são promovidos aos cargos de comando. Não tiveram qualquer tipo de treinamento, não fizeram nenhum tipo de teste de perfil e “bingo” acabaram promovidos da noite para o dia.

Os grandes líderes são formados em grandes escolas com grandes professores e rodeados de grandes alunos. Mas não é a regra geral do jogo. Muitos líderes já nascem lideres e tem apenas o trabalho de identificar o rumo que quer tomar. Essas pessoas os headhunters conhecem de longe no meio da multidão, é o líder nato. Mas é preciso muito cuidado com a questão apresentada no início. É preciso ter um setor com pessoas qualificadas e experientes no trato da gestão de pessoas, para que possam aplicar seus conhecimentos e buscar nos grupos internos os colaboradores que tenham o perfil mais adequado à vaga disponível naquele instante.

Poucas vezes o mercado esteve tão aquecido como atualmente, principalmente depois de uma crise como a que enfrentamos em 2009. Por isso mesmo, vale a pena ficar atento às oportunidades que sua empresa oferece, e espero que sua empresa pense de forma grande. Busque se qualificar, busque aprender coisas diferentes sobre os processos produtivos da empresa, pois com certeza, você estará sendo observado e sua chance um dia vai chegar, e quem sabe no dia que isso acontecer, você esteja totalmente preparado para enfrentar o desafio.

Quanto ao Zé, deixa ele empilhar as moedas de 3 reais para sempre...

Nenhum comentário:

Postar um comentário